É nos momentos de
turbulência como os que estamos agora vivendo que o empreendedor tem de ter
calma e sangue frio.
Naturalmente estamos
dizendo isso porque não se pode enfrentar essa situação com pessimismo e sem
examinar com cuidado as condições atuais da nossa empresa.
Se o gestor identificar
os diferenciais de seu negócio, os pontos que podem receber
melhorias no momento e, contar com um bom sistema de controle e
acompanhamento interno e do ambiente (mercado) em que a organização está
inserida, a chance de ultrapassar esse momento e, potencialidade frente a
concorrência e ao que estamos assistindo em nossa economia pode ajudar e bem a
manter-se saudável.
Para ilustrar como nem tudo
está perdido frente ao atual momento vamos citar alguns fatos que observamos em
pesquisas e observações feitas ultimamente.
I - “Mesmo diante do
cenário de crise e incertezas, o empreendedorismo continua sensível positivamente,
tanto é assim que mais de 800 mil empresas foram abertas no País entre janeiro
e maio deste ano, especialmente no setor de serviços”.
Aliás, em pesquisas
anteriores foi, também, constatado que o brasileiro tem forte propensão ao
empreendedorismo.
Isso quer dizer: Bom
potencial para “real geração de riqueza” e “oportunidades de empregos”.
Podemos ainda a titulo
de destaque mencionar outros fatos que vem ocorrendo.
II - Na edição de 14/08/2015
a Folha de São Paulo, em reportagem de Tatiana Freitas, chamou a atenção que:
“As grandes empresas
brasileiras se prepararam para a crise econômica, ganharam eficiência e
conseguiram elevar os ganhos nos seus negócios no primeiro semestre de 2015, na
comparação com o mesmo período de 2014”.
Ao examinar essas
matérias percebe-se que os empresários vêm dedicando atenção especial, com base
em suas estruturas de informações, em como identificar possíveis espaços de
melhorias e racionalidade, além de desencadear esforço destacado em “inovação”.
Somente com uma postura
levando em consideração posições positivas na condução das nossas empresas é
que teremos chance no momento atual.
Afinal a crise é brava,
é dura, mas temos de ser mais duros e inteligentes do que ela.
Para isso use todos os
recursos disponíveis hoje tantos os humanos como os tecnológicos, os
diferenciais de sua empresa afinal eles são muito importantes!
Só assim estaremos em
condições de atravessarmos esse momento delicado da nossa economia.
Porto
Alegre, 28 de setembro de 2015.
Econ.
José Luiz Amaral Machado
Diretor
da GERENCIAL AUDITORIA E CONSULTORIA – Porto
Alegre (RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário