sexta-feira, 16 de setembro de 2011

As incoerências da politica empresarial no Brasil

Desde ontem acompanhamos o noticiario na mídia nacional sobre medida de proteção a indústria nacional.

Hoje especificamente no jornal ZH na seção de economia é publicado a noticia sobre as providências de “Proteção à Indutria Nacional” e isso esta traduzido em um progrma que vai aumentar o IPI dos carros importados.

Mesmo sabendo das repercussões para empresa que está instalada no País quando falamos de importação, não podemos deixar de alertar sobre o pejuízo que essa medida vai causar ao consumidor.

Agora, a incoerência: No mesmo jornal de hoje a ZH na seção “informe econômico escrito por Maria Isabel Hammes consta uma noticia sobre a o “inoportuno” e “inadequado” programa que está sendo levado adiante pela APEX Brasil – Agência Brasileira de Promoção à Exportação e Investimentos que segundo empresários está sendo considerada uma brincadeira de mau gosto! 

O que é o programa que esta levando adiante a APEX Brasil – Esta agência vai desenvolver um evento no próximo dia 29 em Novo Hamburgo (RS), onde dará êngase as vantagens fiscais e cambiais da República Dominicana, país da América Central que está oferecendo benefícios a empresas brasileiras para transferirem suas unidades industriais para lá.

Com uma mão o Governo penaliza o consumidor aumentando o IPI nem se pensa em redução de carga tributária e assim dar mais competitividade às nossas empresas e, por outro um de seus órgãos está promovendo programas no sentido de trazer informações para que empresas brasileiras saiam do País.

Que política empresarial é essa?  É assim que vamos ajudar ao desenvolvimento e o ambiente empresarial?

15 de setembro de 2011.

Econ. José Luiz Amaral Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário