quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira

Entre os economistas de mercado aqui no RS temos discutido muito esse assunto em função de que essa atividade é competência destes profissionais.

Entretanto, o foco da discussão tem sido que os agentes financeiros na maioria dos casos não solicitam ou aceitam Estudos de Viabilidade Econômico-Financeira feitos por profissonais de outras áreas.

Bom, sobre o assunto, cabe em primeiro lugar destacar que um empreendimento empresárial é uma decisão do empresário e, assim o mesmo tem liberdade de usar ou escolher suas fontes de subsídios e informação para a sua tomada de decisão.  Entretanto, queremos reforçar aqui que o “economista” tem a formação e um excelente ferramental de análise para o apoio ao empresário nesses casos.

Quanto aos agentes financeiros não exigirem esse tipo de exame para concederem financiamento a um empreendimento cabe destacarmos que os mesmo têm a visão estritamento do “banqueiro” que visa em primeiro plano o exame da capacidade de pagamento seguida de análise das garantias ao crédito que o empresário está recebendo e, ficamos por ai.  O que acontecerá depois e outra história.

Entretanto, como economista que atua em consultoria de negócios, quero chamar a atenção do empresário e das empresas que o “Estudo de Viabilidade Econômico e Financeira” é antes de tudo um “exame preventivo”, ou seja, um instrumento que antecipa os riscos, as condições e as chances de êxito do projeto proposto.  Isto quer dizer que esse tipo de estudo interessa na verdade muito mais ao empresário no sentido de dar segurança à sua decisão do que ao agente financeiro.   A operação de crédito vem como decorrência de um bom projeto apresentado pelo empresário.

Assim, quero reforçar aos colegas que na verdade devemos redobrar nossos esforços no sentido de fazer os empresários entenderem o real valor dessa ferramento de apoio à decisão.

Porto Alegre, 15 de setembro de 2011.

Econ.José Luiz Amaral Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário