segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Alguns erros que comprometem o sucesso de uma empresa.

Nossa abordagem hoje nos remete ao que temos assistido junto a algumas empresas, e que por isso passam por momentos difíceis em relação à sua saúde econômico-financeira.

O assunto é tão importante que já foi também matéria do Jornal Estado de São Paulo na seção “PME”(Pequena e Médias Empresas – 31/1/2012), como resultado de uma abordagem com o Sebrae/SP.

Na verdade o assunto procura caracterizar dez erros que podem gerar o comprometimento do sucesso e até a falência da empresa.

Vamos a eles:

1º erro: A confusão

Confundir os gastos pessoais com os gastos da empresa, quase sempre, leva o negócio a sérias dificuldades financeiras.

2º erro: Plano de negócios

Começar ou tocar uma empresa sem um “palno de negócios” é o primeiro passo para o fracasso, quem não tem um “plano de vôo” a qualquer lugar que chegar está bem, entretanto, não tem como avaliar se chegou bem ou nas condições que deveria ter chegado.

3º erro: Investimento errado

O empresário tem dinheiro, faz o investimento que imagina necesário, mas não leva em conta quais são as reais necessidades operacionais do empreendimento (até porque não fez na maioria das vezes um Plano de Negócios.

4º erro: Ausência de controle

O empresário não utiliza adequadamente um sistema de controle e por isso comete pecado em não ter segurança quanto ao volume de compras, de vendas, quais são os níveis do estoque ou a situação das finançasdo negócio.

5º erro: Capital de giro versus prazo de venda

É preciso estabelecer o prazo de venda do seu produto levando em consideração ocapital de giro da sua empresa.







6º erro: Acumular dívidas

Usar capital de terceiros não é pecado.  Agora usar dívidas de forma inadequada ou sem análise do efeito real desse recurso na operação da empreesa é meio caminho para o fracasso.

7º erro: Análise

Vender a prazo é um artifício que pode ser utilizado pelas empresas. Mas cuidado: é preciso fazer uma análise criteriosaa a respeito da situação financeira de quem está comprado.  Por isso, tenha cautela tome as medidas técnicas recomendáveis nesse caso.

8º erro: Inexperiência

Se o empresário ou os empresários não conhecem bem as áreas que pretendem atuar é melhor protelar o início do empreendimento até que descubram todas as características daquele mercado. “Conhecimento” é a peça chave para o sucesso.

9º erro: Remuneração

Outro erro que pode comprometer seriamente a saúde econônico-financeira da empresa é a remunderação dos sócios ser incompatível (leia-se maior) que a condição da empresa em poder suportar esse desembolso (leia-se baixa ou comprometida capacidade de gerar lucro).

10º erro: Conhecimento

O empresário não buscar capacitação constante.

Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2012.

Econ. José Luiz Amaral Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário