terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Perfil empreendedor algumas observações.


 
 A experiência e a vivência como consultores no segmento das médias e pequenas empresas há mais de 30 anos nos possibilitou mapear o perfil do bom empreendedor. A reflexão é bastante interessante na medida em que destaca características próprias que tornam o investidor em um gestor de sucesso para o seu negócio, para o mercado e para a economia nacional.

O perfil empreendedor que gera resultados com excelência inicia com a visão de futuro e evolução do negócio. Mais que uma oportunidade de obter lucro, vislumbra-se o envolvimento com o projeto empresarial, colocando em primeiro plano o desenvolvimento e a saúde do mesmo.

Na contramão deste perfil do bom empreendedor, especialmente em uma gestão societária, estão os investimentos rápidos que desfavorecem toda a cultura de uma administração saudável. Visando lucro imediato, comumente tende-se a nivelar da melhor forma a imagem e a posição da empresa sem atentar para a continuidade ou o desenvolvimento sólido da organização.

Ou seja, o bom empreendedor é quem promove todo o emprenho necessário para que a empresa evolua construindo as melhores condições de competitividade, saúde econômico-financeira, a melhor forma de captação e manutenção do capital humano.
É claro que, somado a isso, o empresário procura sempre manter a empresa e seus produtos em um nível de tecnologia e atualidade visando o melhor atendimento do seu mercado consumidor. Assim, a empresa ganha participação, reconhecimento e tradição com retorno natural ao investimento.
Um empreendimento com esse nível de dedicação e atenção tende, sim, a se firmar e evoluir com um enorme poder de competitividade, além de alcançar um patamar que pode provocar a atenção de outros investidores tanto nacionais como internacionais.
Nesse perfil está incluso a cultura da boa gestão, a disciplina orçamentária, a análise econômica de custos e formação de preços, de pesquisa, de atenção e desenvolvimento do marketing, além de manter constante networking com os segmentos relacionados.
Com isso, temos assistido o desenvolvimento de muitas empresas às quais não só apresentam adequadas condições de remuneração dos investimentos como são constantemente assediadas por oportunidades de investidores não sócios.

Econ. José Luiz Amaral Machado – Diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria – Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário