segunda-feira, 26 de maio de 2014

Os ingredientes importantes ao desenvolvimento do ambiente empreendedor.


Já abordamos em texto anterior aspectos importantes sobre ingredientes que contribuem para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas.

Na ocasião destacamos que na maioria dos casos essas empresas não conseguem manter equipes profissionais próprias por uma questão de custo.  Dai surge como alternativa a figura da assessoria ou consultoria como um bom ponto de apoio e alternativa para que essas empresas implantem projetos de desenvolvimento e aumento de competitividade.

No entanto, durante algumas participações em projetos de assessoria, consultoria ou mesmo auditoria junto a pequenas e médias empresas, ao longo do tempo, temos observado uma constante questão que aparece nesses processos.

Trata-se da dificuldade de cultura organizacional e preparo profissional dos empreendedores alcançarem um nível mais avançado no processo de gestão.

O empreendedor em muitos casos tem uma tendência de se mostrar imediatista evidenciando às vezes uma intolerância com o tempo que demanda a maturação de alguns projetos, não entende que por vezes o que parece “custo” ou “necessidade de investimento e tempo” vai naturalmente acabar amadurecendo e florescendo em resultados para sua empresa.

Sem essas condições por parte do empreendedor não conseguimos proporcionar à sua empresa saúde e as condições de melhoria para o desenvolvimento.

Quando falamos em desenvolvimento aqui queremos nos referir a uma condição em que a empresa desfrute de um ambiente saudável e que sua gestão, alcance boa condição de poder competir e apresentar resultados atrativos aos seus sócios.  E mais um aspecto que julgamos muito importante, que os gestores possam ter as melhores condições de concentração no “foco” do negócio sem ter de dividir sua atenção com tarefas burocráticas ou secundárias e, com isso aproveitar da melhor forma as oportunidades do negócio.

Não é raro nos depararmos durante um processo de evolução de um projeto de desenvolvimento em gestão que o empresário apresente um comportamento ou uma postura imediatista em relação a resultados.  Mas é natural que mudanças demandem algum tempo de maturação, até porque tratamos com pessoas.

Isso é resultado muitas vezes da dificuldade de entender o processo.

Não adianta, se o empreendedor quer avançar em desenvolvimento de sua organização terá de dispor da consciência de que vai ter de intensificar a dedicação em planejamento, estudo, análise e conhecer com profundidade seu negócio.

Não vai de maneira alguma poder abrir mão do uso intenso da tecnologia aqui compreendendo “programas e equipamentos” para obter:

·         Ganho de tempo;
·         Qualidade das informações;
·         Segurança e agilidade na tomada de decisões.

A adoção de um estilo gerencial do empreendedor bem dedicado, estudioso dos assuntos da empresa e do seu segmento, utilizando instrumentos modernos sem dúvida levará a empresa a aumentar sua saúde econômico-financeira, aumentar sua competitividade e ainda como bônus chamar a atenção de potenciais investidores.

José Luiz Amaral Machado
Economista – Gerencial Auditoria e Consultoria – Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário