quarta-feira, 28 de maio de 2014

Competitividade um projeto de Nação.


Acompanhamos nos últimos dias na mídia a notícia de que o nosso País enfrenta dificuldades em termos de competitividade do sistema empresarial.

Com base em pesquisa elaborada pelo International Institute for Managemant Devolopment (IMD), escola de negócios com sede na Suíça e dados coletados no Brasil a cargo da Fundação Dom Cabral, instituição privada de ensino dedicada à área de negócios podemos mencionar algumas observações importantes.

Infelizmente nosso País ficou em 54º lugar entre 60 analisados em 2014. Em relação à pesquisa feita no ano passado, o Brasil recuou três posições.

Neste ano a queda está diretamente relacionada a fatores ligados à economia brasileira, como aumento dos custos provocados pela inflação e baixa inserção do país no comércio exterior, fator que tem feito às empresas brasileiras perderem participação no mercado internacional em meio à concorrência com os importados.

No levantamento ainda é destacado o complexo sistema tributário no Brasil, a legislação trabalhista, altas taxas de juros a infraestrutura defasada como fatores que fazem nosso País perder competitividade internacional.

Mas um aspecto é destacado de forma interessante.  Apesar da classificação ruim, o Brasil registrou posições elevadas em alguns aspectos relacionados à economia interna.

Ficou em sexto lugar no ranking de emprego e em sétimo no consumo das famílias e atração de investimentos estrangeiros diretos (que aplicaram na produção e geraram emprego).

Naturalmente temos um árduo caminho pela frente, mas ao nosso entender nem tudo está perdido.  Basta ter coragem, trabalhar duro e com coragem para por em pratica politicas e gestão pública voltada para um projeto efetivo de Nação.

José Luiz Amaral Machado
Economista da Gerencial Auditoria e Consultoria – Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário