sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Iniciando o ano como empreendedores.

Refletindo o início de ano com vista a proteger a saúde empresarial.

Mesmo que estejamos assistindo neste inicio de ano um ambiente e perspectivas que não são muito amigáveis às empresas os gestores serão obrigados a tomarem decisões que orientarão suas operações a partir de agora.

Em nossa opinião algumas providências são cruciais e importantes e devem ser levadas em consideração.

Lembremos que os juros vêm se elevando significativamente, que em matéria de tributos continuamos a enfrentar um patamar elevado e, ainda, com perspectivas de que venham ocorrer propostas de elevação. E até criação de novos tributos.

Nesse sentido é importante que os empresários tenham em mente alguns objetivos a serem perseguidos para proteção da sua organização.

Entre eles queremos destacar alguns pontos que acreditamos serem úteis:

-- É importante dar uma atenção especial à liquidez. Revisem com cuidados os ativos, na atualidade não é permitido mantermos bens que não representem valor agregado ao negócio.

-- É importante revisar a composição da carteira de clientes sempre tendo em mente a diluição de risco por concentração em um ou poucos clientes. Nunca se afaste das oportunidades de conviver com o mercado isso pode fazer toda a diferença.

-- Como não teremos espaço em 2015 quando nos referimos à competição tenhamos uma atenção especial voltada à inovação principalmente no sentido de atingirmos melhores condições de operação e com isso, a consequente elevação da condição para competir.

-- Levando em consideração os dois pontos anteriores, ou seja, revisar o risco de concentração em clientes bem como o desafio da inovação podemos dizer que isso “significa que é necessário que tenhamos que desenvolver um hábito de constante e drástico em revisar o conceito do nosso negócio”!

 -- Não perca de vista a administração dos custos na empresa, pois sempre é possível racionalizarmos e fazer mais com menos.

-- Adote em 2015 com ênfase os hábitos de planejar, acompanhar e avaliar e, não tenha medo ou vergonha de corrigir uma decisão se esta se mostrar inadequada.

Não se acomode, vamos encarar esse ambiente hostil do momento para forçar toda a organização a pensar e planejar alternativas de ações para o crescimento.

Observe que podemos muito bem com isso identificar oportunidades que vinha sendo desconsideradas.

Tenhamos todos um bom 2015, bons resultados e muito sucesso!

Porto Alegre, janeiro de 2015.
José Luiz Amaral Machado - Diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria – Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário