sábado, 3 de janeiro de 2015

Ausência, recolhimento.


Espero que os leitores compreendam minha ausência em manifestações nesse blog.

Foram tantos os fatos, influência da Copa e logo após a turbulenta companha eleitoral e as consequentes alterações em nosso ambiente econômico e social que me fizeram ficar recolhido em reflexão.

Talvez eu tenha agido de forma errônea e deveria sim ter exposto minhas reflexões e com isso ter quem sabe ajudado a que alguns fatos fossem vistos de outro ângulo.

Tenho observado perplexo os acontecimentos no nosso Brasil, preocupado mesmo, até apreensivo com as consequência dos mesmos à nossa sociedade e para o mundo empreendedor.

É tão forte o que vimos observando em nosso País que é quase impossível ficar imune a uma contaminação por pouco que seja mesmo para os otimistas e de atitude positiva como no meu caso.

Ver a manutenção de um complexo sistema tributário e burocrático que, sem dúvida, complica a vida do brasileiro e das empresas contaminando suas condições de competitividade. Para citar só um fato que afeta ao cidadão veja o exemplo do tal extintor de incêndio tipo ABC para uso em veículos cuja lei passou a vigorar a partir do dia 1º, mas não se encontra no mercado o produto.

Aqui no nosso País tudo é feito de forma atrapalhada, sem planejamento, sem um sistema de divulgação conveniente.

Não temos assistido uma reação objetiva do nosso governo e demais órgãos, exemplo CVM, em relação ao que vimos assistindo da Petrobrás, entre outros.  Onde ficaram os interesses dos acionistas minoritários?

Fica muito difícil não se sentir meio tonto com esse turbilhão de fatos de difícil aceitação.

Mas lamentavelmente esse é o nosso País.

Vamos continuar estudando, observando e acompanhando os fatos e suas repercussões tanto para a nossa sociedade como para o meio empresarial e tentar de alguma forma contribuir com nossas reflexões a respeito de tal forma que quem sabe possamos colaborar na busca de alternativas ao nosso dia a dia esse momento complexo.

Porto Alegre, 2 de janeiro de 2015.
José Luiz Amaral Machado
Economista diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário