segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Empreendedor, você sabe qual o valor de sua empresa?


Notícias e circunstâncias diárias dão conta de que empresas são compradas ou vendidas por valores bem diferentes do que apontam seus patrimônios líquidos.

Avaliação de empresas envolve bem mais que aspectos objetivos apontados em demonstrações contábeis, mas também variáveis subjetivas como credibilidade no mercado, valor da marca da empresa ou de seus produtos, atualização do valor de seus imóveis e equipamentos, além de aspectos relacionados com a tecnologia utilizada em sua operação etc.

Em um momento histórico como o atual em que o presente e o futuro se assemelham cada vez menos como o passado, faz-se necessário que os empreendedores tenham conhecimento das novas ferramentas que podem ter ao seu dispor para avaliarem o valor das suas empresas.

O valor econômico de uma empresa pode ser determinado através de um dos modelos de avaliação de empresas, mas a aplicação simples de um dos métodos existentes muitas vezes geram ainda questões que são objeto de discussões técnicas. Muitas vezes ainda é necessário ajustes no sentido de aproximar o valor ao ponto mais justo e em sintonia como o mercado.

A avaliação de empresas ou negócios depende em grande parte, das expectativas futuras do desempenho. Os métodos e medidas disponíveis para avaliação acabam por envolver determinado grau de julgamento, o que por si só gera discussões técnicas.

Existe mais de um modelo de avaliação aplicável em avaliação de empresas, o direcionamento para uso de um ou outro vai depender da qualidade de informações da empresa, sobre ela e de seu segmento.
A questão relevante que atualmente aparece é que por vezes os empreendedores não percebem que se a empresa estiver saudável e com uma boa estrutura de gestão pode sim, aparecer oportunidades de negócio como venda, compra ou mesmo associação.
A necessidade de dispor de informações de quanto vale a empresa pode, também, surgir quando de uma negociação ou arranjo societário.

Nesse momento é que aparece a importância de conhecer o valor da empresa.

Caso contrário, com que bases vai o empreendedor avançar na negociação?

Como base no valor que indica a contabilidade?

Sabe-se bem que nesses termos a informação fica muito prejudicada e, com certeza não é o melhor ponto de referência a ser utilizado pelo empreendedor quando da necessidade de conduzir uma negociação quer de venda, associação ou mesmo adequação societária.

É necessário que a empresa e seu técnico utilizem além das informações contábeis métodos que vão sem dúvida ajudar a definir o valor econômico da empresa.

Entre eles como exemplo podemos citar:

·         Modelo baseado do Patrimônio Liquido ajustado;
·         Modelo baseado no Fluxo de Caixa descontado;
·         Modelo baseado no Fundo de comércio ajustando a situação patrimonial contábil;
·         Modelo baseado no goodwill;
·         Modelo que utiliza o EBITDA como um dos componentes.

Com essa abordagem sobre avaliação de empresas estamos também querendo destacar ao empreendedor a importância do mesmo preparar sua empresa no sentido de ter um bom sistema de acompanhamento, controle e avaliação.  Um sistema com o melhor perfil profissional possível.

Só assim além de criar melhores de segurança em suas decisões, terá facilidade para o desenvolvimento de um trabalho de identificação do “Valor Econômico da Empresa”.

E com isso aumentar significativamente seu poder de decidir com segurança em negociações de venda, associações ou mesmo em arranjos societários.
Porto Alegre, janeiro de 2016.

José Luiz Amaral Machado
Economista – Diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria

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