Notícias e
circunstâncias diárias dão conta de que empresas são compradas ou vendidas por
valores bem diferentes do que apontam seus patrimônios líquidos.
Avaliação de empresas
envolve bem mais que aspectos objetivos apontados em demonstrações contábeis, mas
também variáveis subjetivas como credibilidade no mercado, valor da marca da empresa
ou de seus produtos, atualização do valor de seus imóveis e equipamentos, além de
aspectos relacionados com a tecnologia utilizada em sua operação etc.
Em um momento
histórico como o atual em que o presente e o futuro se assemelham cada vez
menos como o passado, faz-se necessário que os empreendedores tenham conhecimento
das novas ferramentas que podem ter ao seu dispor para avaliarem o valor das
suas empresas.
O valor econômico de
uma empresa pode ser determinado através de um dos modelos de avaliação de
empresas, mas a aplicação simples de um dos métodos existentes muitas vezes
geram ainda questões que são objeto de discussões técnicas. Muitas vezes ainda
é necessário ajustes no sentido de aproximar o valor ao ponto mais justo e em
sintonia como o mercado.
A avaliação de
empresas ou negócios depende em grande parte, das expectativas futuras do
desempenho. Os métodos e medidas disponíveis para avaliação acabam por envolver
determinado grau de julgamento, o que por si só gera discussões técnicas.
Existe mais de um
modelo de avaliação aplicável em avaliação de empresas, o direcionamento para
uso de um ou outro vai depender da qualidade de informações da empresa, sobre ela
e de seu segmento.
A questão relevante
que atualmente aparece é que por vezes os empreendedores não percebem que se a
empresa estiver saudável e com uma boa estrutura de gestão pode sim, aparecer
oportunidades de negócio como venda, compra ou mesmo associação.
A necessidade de
dispor de informações de quanto vale a empresa pode, também, surgir quando de
uma negociação ou arranjo societário.
Nesse momento é que
aparece a importância de conhecer o valor da empresa.
Caso contrário, com
que bases vai o empreendedor avançar na negociação?
Como base no valor
que indica a contabilidade?
Sabe-se bem que
nesses termos a informação fica muito prejudicada e, com certeza não é o melhor
ponto de referência a ser utilizado pelo empreendedor quando da necessidade de
conduzir uma negociação quer de venda, associação ou mesmo adequação
societária.
É necessário que a
empresa e seu técnico utilizem além das informações contábeis métodos que vão
sem dúvida ajudar a definir o valor econômico da empresa.
Entre eles como
exemplo podemos citar:
·
Modelo baseado do Patrimônio Liquido
ajustado;
·
Modelo baseado no Fluxo de Caixa
descontado;
·
Modelo baseado no Fundo de comércio
ajustando a situação patrimonial contábil;
·
Modelo baseado no goodwill;
·
Modelo que utiliza o EBITDA como um
dos componentes.
Com essa abordagem
sobre avaliação de empresas estamos também querendo destacar ao empreendedor a
importância do mesmo preparar sua empresa no sentido de ter um bom sistema de
acompanhamento, controle e avaliação. Um
sistema com o melhor perfil profissional possível.
Só assim além de
criar melhores de segurança em suas decisões, terá facilidade para o
desenvolvimento de um trabalho de identificação do “Valor Econômico da
Empresa”.
E com isso aumentar
significativamente seu poder de decidir com segurança em negociações de venda,
associações ou mesmo em arranjos societários.
Porto Alegre, janeiro
de 2016.
José Luiz Amaral
Machado
Economista – Diretor
da Gerencial Auditoria e Consultoria
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