segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O imediatismo que compromete o desenvolvimento saudável da empresa.


por José Luiz Amaral Machado, economista e Diretor da Gerencial Consultoria em .
  Já abordamos em oportunidade anterior aspectos importantes que contribuem para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas. Na ocasião, destacamos que a maioria delas não consegue manter equipes profissionais próprias por uma questão financeira. É quando surge como alternativa a figura da consultoria como um bom ponto de apoio para que implantem projetos de desenvolvimento e aumento de competitividade, e consequentemente tenham resultado.
 
  No entanto, durante algumas participações em projetos de assessoria e consultoria, observamos ao longo do tempo uma questão comum. Trata-se da dificuldade relativa à cultura organizacional e preparo profissional adequado dos empresários no sentido de que a gestão esteja sintonizada com a necessidade da empresa.
 
desenvolvimento empresarial  Nota-se que o administrador, em muitos casos, tem uma tendência em se mostrar imediatista. E, com  isso, percebemos uma intolerância que demanda a maturação de alguns projetos de melhoria em  gestão. Entende-se, que por vezes, o que parece custo ou necessidade de investimento e tempo, naturalmente acaba amadurecendo e florescendo em resultado para o negócio.
 
  Sem essas condições por parte do gestor não conseguimos proporcionar à empresa a saúde e as  condições de melhoria para o seu desenvolvimento. Nos referimos aqui, a uma condição em que a  empresa desfrute de um ambiente saudável e que alcance boa condição de proporcionar  competitividade e gerar resultados atrativos aos sócios.
 
   E mais um aspecto que julgamos muito importante é que os gestores possam ter as melhores condições  de concentração no foco do negócio sem ter de dividir sua atenção com pesquisa e análise de dados e,  desta forma, possam aproveitar da melhor forma as oportunidades do negócio.
 
 Mas é natural que mudanças demandem algum tempo de maturação, até porque na maioria dos casos se trata de adequar comportamento de pessoas. Muitas vezes, essa dificuldade de entender que o processo e evolução qualitativa na gestão pode  colocar em risco o efeito positivo que o projeto trará aos resultados da empresa.
 
  Isso significa que ao empresário será necessário ter a consciência de que para avançar em desenvolvimento de sua organização vai ter de intensificar a dedicação em planejamento, definição de métricas, análise e conhecimento sobre seu negócio e o segmento em que atua.
 
  De maneira alguma poderá abrir mão do uso intenso das particularidades de seu negócio, da tecnologia, da comunicação com seu consumidor e o publico em geral, pois caso contrário a organização terá grandes chances de entrar em risco.
 
  Assim, é importante o gestor utilizar:
· Método adequado de gestão (planejamento, e uso de um bom sistema de acompanhamento e controle);
· Foco no negócio;
· Utilizar um bom sistema que proporcione qualidade de decisão;
· Uso intenso de conhecimento de seu mercado e seu consumidor;
· Utilização com intensidade da comunicação para promover, divulgar e alavancar seu negócio.
 
  Com a adoção de um estilo de gestão profissional e consistente, o empresário estará gerando condições de melhorar a saúde e de desenvolvimento da sua empresa, aumentar sua competitividade e ainda como bônus chamar a atenção de potenciais investidores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário