Basta observar os fatos apresentados nos últimos dias tais como:
· A classificação da economia brasileira apresentando um crescimento do PIB em 2011 ante 2010 (2,7%), de tal forma que colaca o Brasil como sexta economia mundial.
· O consumo das famílias em 2011 mesmo tendo apresentado uma evolução mais tímida em 2011 continuou representando um forte fator de impulsão da nossa economia.
· Independente de fatores tais como a necessidde de investimentos públicos temos que reconhecer o esforço com o qual o governo vem dando mostras no sentido de estimular a atividade econômica como sinalizar com redução da taxa Selic agora para 9,75% e as incurssões no mercado com o próposito de atenuar as flutuações da moeda americana.
Esses fatores podem ser aliados ao ambiente da economia mundial que provoca nos investidores internacionais a necessidade de identificação de regiões que representem alternativas para promoverem, diversificar e/ou até ampliaresm seus investimentos.
Nesse sentido aparece o Brasil como uma região que vem se mostrando muito atrativa.
Independente de estarmos observando que o ambiente empreendedor no Brasil venha mantendo uma dinâmica muito forte e em relação às pequenas e médias empresas com desempenhos e índice de sobrevivência mais elevado (pesquisa SEBRAE)
O ambiente de negócios mostra ainda, que existe espaço de evolução e nesse sentido é possivel que nossas empresas recebam propostas de parcerias, fusões e por que não aquisições.
Em sintonia com esse assunto, temos assitido ultimamente eventos e iniciativas relativos a rodadas entre empresas estrangeiras e nacionais sempre com intuido de identificar e promover oportunidades de negócios.
Esse panorama evidentemente é também estendido às pequenas e médias empresas.
Cabe, entretanto, voltarmos a chamar a atenção que para desfrutar dessas oportunidades favoráveis a empresa deverá estar com o dever de casa feito. Isto é, estar utilizando boas ferramentas de gestão onde é possível observar-se, entre outros itens:
· Dispor de um bom Plano de Negócios;
· Estar utilizando orçamento econômico e financeiro;
· Dispor de um bom sistema organização corporativa;
· Dispor de um sistema contábil atendendo a internacionalização da contabilidade;
· Dispor de um sistema de análise econômico-financeira do desempenho da empresa, e se possível situar a empresa frente à concorrência e no seu setor;
· Ter boas informações do mercado da empresa considerando aqui tanto o consumidor como o fornecedor;
· Demonstrar transparência nas informações e relações com o mercado;
· Dispor de boa qualidade do capital humano;
· Manter uma boa rede de relacionamento e participar de eventos do setor e ou que represente oportunidades de novos negócios.
Só estando atentas nesse sentido as empresas terão condições de disfrutar de um ambiente que pode representar boas oportunidades de negócios que representarão a amplicação de sua capacidade competitiva para o atual jogo no mundo empreendedor.
Porto Alegre, 9 de março de 2012.
José Luiz Amaral Machado
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