domingo, 12 de agosto de 2012

As Olimpíadas e o mundo empresarial!

Neste momento está ocorrendo os jogos olímpicos na cidade de Londres, atletas de várias modalidades esportivas, representando vários povos e localidades do mundo estão competindo entre si atrás de uma medalha olímpica e a sua consagração esportiva. Por trás de cada atleta imagino muito esforço, treinamentos pesados, superações e torneios classificatórios para chegar até este evento que é o mais importante para a carreira de qualquer esportista.

Cada atleta olímpico tem em sua história esses ingredientes que resultam na necessária disciplina e, com ela, esforçam-se para terem a oportunidade de participar dos jogos olímpicos representando os seus países e lutar por uma medalha. Acumulam-se histórias e experiências ricas de ensinamentos e exemplos que motivam a superação de desafios, a convivência com as diferenças culturais e a competição num ambiente de regras e respeito ao adversário.

Como as empresas podem obter ensinamentos dessas questões para a sua competitividade empresarial e fazer com que as equipes e seus líderes façam as organizações serem vencedoras no ambiente em que atuam?

Para que as empresas sejam as campeãs em seu segmento, o primeiro critério é se espelhar nos competidores, analisando os seus tempos e técnicas de treinamento e como eles se posicionam e atuam no momento da competição. De forma organizada devem saber o que ocorre no mercado, o volume transacionado no mercado e como os concorrentes atuam em relação aos preços praticados, qualidade dos produtos oferecidos, política comerciais etc.

Como segundo critério, é importante saber aonde se quer chegar e, para isso, deve-se planejar o caminho. Nenhuma empresa começa produzindo o que sua a capacidade e condições não permitem. Um atleta a mesma coisa, seu treinamento vai evoluindo com o passar dos dias até chegar às condições de competição em nível bastante competitivo, como nos jogos olímpicos.

O momento do treinamento é o período em que o atleta adquire novas técnicas e aprimora outras, aprende táticas e aperfeiçoa a sua performance para buscar a medalha. Nas empresas também é um período de aprimoramento e implantação de novos conhecimentos e novas técnicas, tanto na sua gestão como no seu processo de fabricação e prestação de serviços, estudando e aprimorando as suas formas de se organizar e competir no mercado.

Após o treinamento, e nas condições adquiridas que julgou necessárias para o seu desempenho, vem o desafio das competições, momento pelo qual o atleta se preparou. Para as organizações também a atuação no seu mercado deverá estar condicionada por estas questões, planejamento de suas atividades, um corpo de colaboradores treinados e conhecedores de suas atribuições e responsabilidade, e capacitados para fazerem a diferença frente a seus concorrentes.

Por trás de cada atleta ou equipe sempre tem um treinador ou grupo de treinadores definindo e orientando as correções necessárias, auxiliando os atletas a atingirem seus objetivos. As empresas também podem ter o apoio e o suporte técnico que mostre os caminhos e as condições necessárias para atingir os resultados almejados e se diferenciar no mercado.

Esta figura pode ser os Consultores Empresariais e que, em tempos de olimpíadas e muita competitividade, atua no apoio técnico ajudando as organizações a se diferenciarem e evoluírem frente aos seus concorrentes.

daniel@gerencialconsultoria.com.br
 http://www.gerencialconsultoria.com.br
 http://www.gerencialconsultoria.com.br/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário