terça-feira, 25 de setembro de 2012

O que faz um negócio dar certo?


Em matéria divulgada ontem (24/9/2012) no Estadão PME, é dado destaque a algumas dicas de empreendedores para o sucesso, com os quais queremos manifestar nossa plena concordância.

Focar em um nicho, resolver um problema do consumidor, observe outras dicas para vencer.


-- Um dos aspectos mais importantes a um empreendedor é “A perseverança tem destaque especial. O empresário deve ter capacidade para enfrentar os problemas e persistir no negócio, mesmo quando tudo parece que vai dar errado.”

-- “Às vezes, o mercado não é tão bom quanto se pensava, ou os custos são maiores do que o previsto. Quando isso acontece, é preciso ter flexibilidade para mudar, persistindo na busca pelo sucesso, mas com flexibilidade para alterar as idéias preconcebidas e se adaptar a uma realidade que não foi prevista.”
 
-- Montar um time coeso e afinado também é uma característica entre os empresários bem sucedidos, segundo. “É muito raro ver uma empresa de sucesso, na qual o fundador realize voo solo. Ele precisa ter gente de confiança com alto nível de comprometimento.”

-- O sucesso depende, também, de fatores como o modelo de negócio, uso de tecnologia de ponta e a construção de uma cultura extremamente forte. “É importante que toda a equipe de funcionários pensem como dono é o maior desafio.”

-- Afirmam os empresários bem sucedidos que, quem empreende, tem de estar disposto a encarar os erros e superá-los.

-- Investir em tecnologia é determinante para que a empresa ganhe sintonia com o mercado ao mesmo tempo ganhe competitividade.

-- o tripé qualidade do produto, atendimento ágil e satisfação do cliente é condição para a consolidação da empresa. Não se deve acreditar em demanda sem solução, por isso os empresários devem de correr atrás das mesmas para os clientes, e se for o caso, oferecer serviço 24 horas por dia.

-- Concentração - quem tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo acaba se perdendo no caminho. Mesmo que atrás de inovação faça-o dentro do seu ramo.

-- Tenha e mantenha atualizado um bom “plano de negócio”. Ele é essencial faz muita falta no começo do negócio. Após implantado permite dispor-se de um mapa de todos os aspectos do negócio permitindo a antecipação e solução de possíveis problemas, antes que eles ocorram.

Adaptação pelo Econ. José Luiz Amaral Machado – Diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria (Porto Alegre/RS).

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