Em
matéria divulgada ontem (24/9/2012) no Estadão PME, é dado destaque a algumas
dicas de empreendedores para o sucesso, com os quais queremos manifestar nossa
plena concordância.
Focar
em um nicho, resolver um problema do consumidor, observe outras dicas para vencer.
--
Um dos aspectos mais importantes a um empreendedor é “A perseverança tem
destaque especial. O empresário deve ter capacidade para enfrentar os problemas
e persistir no negócio, mesmo quando tudo parece que vai dar errado.”
--
“Às vezes, o mercado não é tão bom quanto se pensava, ou os custos são maiores
do que o previsto. Quando isso acontece, é preciso ter flexibilidade para
mudar, persistindo na busca pelo sucesso, mas com flexibilidade para
alterar as idéias preconcebidas e se adaptar a uma realidade que não foi
prevista.”
--
Montar um time coeso e afinado também é uma característica entre os
empresários bem sucedidos, segundo. “É muito raro ver uma empresa de sucesso,
na qual o fundador realize voo solo. Ele precisa ter gente de confiança com
alto nível de comprometimento.”
--
O sucesso depende, também, de fatores como o modelo de negócio, uso de
tecnologia de ponta e a construção de uma cultura extremamente forte. “É
importante que toda a equipe de funcionários pensem como dono é o maior
desafio.”
--
Afirmam os empresários bem sucedidos que, quem empreende, tem de estar disposto
a encarar os erros e superá-los.
--
Investir em tecnologia é determinante para que a empresa ganhe sintonia com o
mercado ao mesmo tempo ganhe competitividade.
--
o tripé qualidade do produto, atendimento ágil e satisfação do cliente é
condição para a consolidação da empresa. Não se deve acreditar em demanda sem
solução, por isso os empresários devem de correr atrás das mesmas para os
clientes, e se for o caso, oferecer serviço 24 horas por dia.
--
Concentração - quem tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo acaba se perdendo
no caminho. Mesmo que atrás de inovação faça-o dentro do seu ramo.
--
Tenha e mantenha atualizado um bom “plano de negócio”. Ele é essencial faz
muita falta no começo do negócio. Após implantado permite dispor-se de um mapa
de todos os aspectos do negócio permitindo a antecipação e solução de possíveis
problemas, antes que eles ocorram.
Adaptação
pelo Econ. José Luiz Amaral Machado – Diretor da Gerencial Auditoria e
Consultoria (Porto Alegre/RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário