segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O injusto sistema tributário deixa complicada a vida do empreendedor do RS.


É incrível assistir que pela cobrança da diferença de alíquota do Simples para micro e pequenas empresas faz com que os empreendedores do nosso estado tenham bem complicada sua situação de competir com seus pares de Santa Catarina e do Paraná.

Ora, isso faz com que exista repercussão nos preços praticados no RS penalizando, assim, o fator de competitividade das nossas empresas frente às localizadas nos estados vizinhos que não praticam essa política fiscal.

É de destacar segundo se tem notícias que tanto no Paraná quanto em Santa Catarina mesmo não fazendo essa cobrança tem ocorrido crescimento de arrecadação das empresas optantes pelo Simples enquanto a situação no Rio Grande do Sul caiu.  Mais uma vez aparece a assertiva de que a arrecadação é maio onde se cobra menos imposto.

Considere que no RS existe um enorme potencial em relação à propensão de iniciativa empreendedora.  Mas o próprio Estado trata de complicar a vida dos empreendedores além de comprometer a competitividade daqueles que ousam implantar negócios aqui.

É uma pena, estamos assistindo um cenário em que a situação das finanças do Estado acaba afetando o ambiente empreendedor e, com isso a todos nós - “a sociedade” sai perdendo.

Porto Alegre, 9 de setembro de 2013.

Econ. José Luiz Amaral Machado – Diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria – Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário