segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Gestão e oportunidades no início de 2012.

Já estamos vivenciando a segunda semana do ano novo.

Em nossa opinião os empreendedores podem ter boas expectativas.

Várias são as notícias e posições divulgadas entre o final de 2011 e a primeira semana de 2012 que transmitem um clima de otimismo no mundo dos negócios.

É claro que isso não dispensa os cuidados e o empenho dos empresários na constante melhoria da gestão de seus negócios, pois a competitividade continua muito forte.

Por outro lado essa recomendação que fazemos de uma gestão mais eficiente leva nossas empresa a modelos de negócios utilizados no mercado internacional, portanto, passiveis de negocios com parceiros do mercado global.

A isso agregamos as diversas observações e noticias que ultimamente vêem sendo divulgadas de que nosso país representa uma região muito atrativa aos negócios e, portanto, de interesse de empresas de todo o mundo.   Se nossas pequenas e médias empresas atentarem para isso sou da opinião que belas oportunidades de negócio poderão aparecer.

Para ratificar esse clima de otimismo citamos a matéra publicada na Revista Exame (ed. 276 - janeiro/2012), onde está divulgado o desempenho e a perspectivas dos três pincipais setores da nossa economia (serviços, comércio e indústria).

No setor de serviços segundo levantamento do IBGE para o período de janeiro a setembro de 2011 o faturamento das empresas cresceu na ordem de 3,2%.

Esse crescimento é impulsionado pelo aumento da renda média do brasileiro, especialmente o da classe C”, comenta Bruno Caetano, diretor-superintendente do SEBRAE-SP.

No setor de comércio até setembro do ano passado, foi registrado um aumento de 7% nas vendas e de 12% nas receitas nominais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na indústria o desempenho do setor oscilou bastante em 2011, mas cresceu pouco: 2,3% até setembro em relação ao mesmo período de 2010, de acordo com dados do IBGE.

Aliamos a essas observações as quais são importantes e estimuladoras ao mundo dos negócios as observações resultantes das pesquisas da SERASA.

A SERASA divulgou segundo o “Portal Administadores” em 5 de janeiro que “Foi a terceira variação mensal positiva consecutiva do indicador”.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica cresceu 0,2% em outubro de 2011, frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 98,3. Foi a terceira variação mensal positiva consecutiva do indicador.

Como pela sua metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência, este resultado sinaliza que a economia brasileira voltará a se expandir a partir do primeiro trimestre de 2012, após ter entrado em estagnação ao longo do segundo semestre de 2011.

Desta forma estamos, então, querendo confirmar que conviveremos com um ambiente positivo e com boas perspectivas.  Motivo para que as nossas empresas não perderem o foco na qualidade de sua gestão com o objetivo de aproveitarem ao máximos as oportunidades que certamente virão com esse ambiente.

Porto Alegre, 9 de janeiro de 2012.

Econ. José Luiz Amaral Machado – Corecon RS 1.772

Diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria de Porto Alegre (RS) – www.gerencialconsultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário